transparente
x
Prolector


A BÍBLIA EXPLICA:
Por ser a Bíblia Sagrada o livro eleito como a "Infalível Palavra de Deus" por todos os cristãos e até mesmo por algumas correntes não cristãs, a estaremos usando aqui para confirmar os assuntos abordados.
Estaremos usando a versão ACF "Almeida Corrigida Fiel".

x

Entendendo Jeremias 48

(Publicação: 31/11/2011)

Enfim! O que Jeremias está dizendo?

mosaico de um lagar onde se pisa as uvas

Alguns textos bíblicos podem ser de difícil interpretação devido a forma como foram traduzidos.

Entre esses textos, está "Jeremias, Capítulo 48, Versículo 11. Vejamos:
Jer.48.11 - Despreocupado esteve Moabe desde a sua mocidade, e tem repousado nas fezes do seu vinho; não foi mudado de vasilha para vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso conservou o seu sabor, e o seu aroma não se alterou.

Confuso? Nem tanto! Mas considerando que alguns grupos cristãos (pseudos) tomam textos bíblicos isolados e deles já introduzem na igreja uma doutrina nova, não é difícil que alguém faça uso desse texto para criar uma doutrina baseada em cheirar e comer fezes, pura ou com vinho, alegando que, como o texto menciona o aroma e o sabor das fezes de Moabe, pode-se entender que eles cheiravam e comiam suas fezes.

O texto, em todo o seu conteúdo, está rigorosamente correto. O fato é que o vocábulo "fezes" tem outros significados além do que se entende a primeira vista.

NOTAS #1 - Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
fezes: (s. f. pl.) - Substantivo feminino plural
fe·zes
(latim faex, -cis, borras, resíduo, sedimento)
1. Resíduo sólido ou pastoso de um líquido acumulado no fundo de um recipiente. = BORRA, DEPÓSITO, LIA, PÉ, SEDIMENTO
2. A escória dos metais.
3. [Medicina] Matérias fecais. = EXCREMENTO
NOTAS #2 - Dicionário Aurélio - 6a. Edição - 2006
fezes:1. Borra; 2. Matérias fecais; 3. Escórias metálicas.

Conforme o exposto, o profeta está comparando o povo de Moabe a um vinho que não foi completamente elaborado, e que ainda conserva o cheiro e o sabor da borra da uva, que é um resíduo que fica sedimentado no fundo do recipiente..

O que o texto realmente expressa?
Moabe era um povo que habitava na região sudeste da Transjordânia, (Ver mapa), e seus indivíduos eram chamados de moabitas. Moabe era o nome do seu patriarca de quem eram descendentes.

reinos vizinhos a Israel A região na cor "vinho" era o reino de Moabe. Note mais acima, a região em cor abóbora era o reino de Amom, irmão de Moabe. Ambos filhos de Ló. A região em cor amarela, ao sul, era o reino de Edom (Esaú), irmão de Jacó, (Israel).
Podemos notar a oeste, em vermelho, a região dos "estados filisteus", hoje Palestina.

Esse Moabe era irmão de Amon, ambos filhos de Ló, o sobrinho de Abraão. Ló os gerou de suas próprias filhas depois de sair de Sodoma, passar por Zoar e habitar em uma caverna no monte. Tempos depois, os descendentes de Moabe ocuparam as terras de um povo chamado "emins". (Dt. 2:9-11). Moabe era filho da filha mais velha de Ló, e o filho da filha mais nova chamou-se Ben-Ami, que é o pai dos Amonitas.

O texto, no inicio, faz uma comparação entre Moabe e Israel. Enquanto Moabe esteve sempre tranqüilo, proprietário das terras onde foi gerado, Israel nunca teve um lugar próprio para habitar. Moabe nunca foi para o cativeiro, enquanto Israel foi escravo no Egito, dando a entender que Israel esmerou-se com as peregrinações e o cativeiro, e Moabe sempre esteve tranquilo no seu canto, e vivia como nos séculos passados. Não evoluiu socialmente.

Desde o princípio entende-se que Deus tinha um propósito com os moabitas.
Ele já estava preparando o território onde Israel habitaria mais de 600 anos depois, colocando ali povos visinhos amistosos ou aliados. Como o patriarca Ló era sobrinho de Abrão, os descendentes de Ló, moabitas e amonitas, eram parentes dos descentes de Abrão, como era toda a nação de Israel.

Os moabitas, como também os israelitas, sabiam disso. Contudo os moabitas tomaram outro rumo, não seguindo as diretrizes estabelecidas por Deus. Vejamos:

Quando os israelitas chegaram na região, tomaram várias cidades e nelas habitaram, e tornaram-se visinhos dos moabitas. Conforme citado em Dt.23:3-6 e Num.13:1, 2 os moabitas tornaram-se participantes da congregação de Israel. Entenda-se por congregação não somente o ajuntamento do povo para um evento religioso, mas também no seu cotidiano.

Então Balaque, o rei de Moabe, ficou alarmado e temeu muito e não procurou armistícios pois os considerava inimigos. Ao invés disso, contratou a Balaão, esperando enfraquecer os hebreus através de maldições que seriam proferidas pelo profeta de Deus. Como o próprio Balaão sabia que isso não funcionaria, e desejando o prêmio das mãos de Balaque, sugeriu algo que realmente funcionaria. Por sugestão de Balaão os moabitas seduziram os israelitas para a idolatria e licenciosidade (Nm 22-25). Por causa disso, os moabitas foram excluídos da congregação de Israel até a 10ª geração e foi dito a Israel que se mantivesse longe deles (Dt 23:3-6; Nm 13:1, 2).

Ora, não havia necessidade de nada disso, pois Deus mesmo tinha dito a Moisés que não molestasse os moabitas como também os amonitas, ambos descendentes de Ló, pois a eles tinha dado aquela terra. Deut.02.17-19. Então bastava a Balaque apenas um pouco de sabedoria e humildade para negociar isto com Moisés. Com isto, além de não ser importunado teria um aliado fortíssimo. Faltou visão de Deus à Balaque, pois era somente seguir as diretrizes de Deus que tudo terminaria bem. Mas eles não fizeram assim.

Vejamos como o profeta Jeremias se expressa no versículo anterior:
Jer.48.10 - Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente, e maldito aquele que retém a sua espada do sangue.
Ou seja, os moabitas tinham uma obra de Deus para fazer, e a fizeram de maneira desleixada, deixando de cumprir o propósito para o qual Deus os tinha criado. Ficaram na contramão. Ao invés de se colocarem ao lado de Israel, colocaram-se contra.

O que eles fizeram de errado? Jer.48.27 diz: Pois Israel não te foi também objeto de escárnio? Mas, acaso foi achado entre ladrões, para que meneies a cabeça falando dele?

Assim, eles desprezavam e desconsideravam Israel, que para eles era objeto de zombaria.

Em Jer.48.29 diz: Ouvimos falar da soberba de Moabe, que de fato é extremamente soberbo; da sua arrogância, do seu orgulho, da sua sobranceria e da altivez do seu coração.

Etapas do vinho

Então em outras palavras, o texto do versículo 11 em questão diz:
Os moabitas não se esmeraram. Não se aprimoraram. Desde que foram criados ficaram como eram. Não melhoraram em nada. Não mudaram em nada. Não fizeram caso dos planos de Deus para suas vidas, e seguiram os seus próprios caminhos.

Como o vinho, que fica na própria cuba onde as uvas foram amassadas, sem passar para as outras cubas que refinam o seu sabor e o seu buquê.(ver ilustração)

Diferente de Israel, que aprimorou-se através do cativeiro e do êxodo, mas recaiu depois. Isto nos leva a entender que o aprimoramento da personalidade e dos sentimentos vêm do exercitar-se através de lutas e tribulações, como está escrito:
Romanos 5:
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.


(Seleção e comentários dos textos bíblicos: Pr. Walter Vaccaro).

Buscai no livro do SENHOR, e lede;
Isaías 34.16-a.

Estudos Bíblicos
COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário.

De: (Nome ou Pseudônimo)
Região: (Ex: Curitiba, PR, Brasil)
Email: (Não obrigatório mas desejável - Estará em total sigilo.)
Comentário: (900 caracteres ou 15 linhas)
Data: 16/11/2017 - 16:53:48 Hs.
Nome: Lucimar
Região: Rio de janeiro

Mensagem/Comentário:


Data: 16/11/2017 - 16:52:09 Hs.
Nome: Lucimar
Região: Rio de janeiro

Mensagem/Comentário:
No final do estudo de Jeremias 48, eu pude entender , através desse estudo que era tudo que eu precisava , pois estou passando por tribulação porque não estou parada como o povo de moabitas ficou.
É com isso estou ganhando as bençãos de Deus + paciência.
Obrigada, a paz!


Data: 04/09/2017 - 12:09:40 Hs.
Nome: Ida
Região: Goiânia - GO

Mensagem/Comentário:
Explêndido.

Data: 03/09/2017 - 22:07:44 Hs.
Nome: Lenice
Região: Formosa Goiás

Mensagem/Comentário:
Linda mensagem de Deus para seu povos.

Data: 04/07/2017 - 01:25:37 Hs.
Nome: Wedja
Região: Sao vicente
Mensagem/Comentário:
Gostei muito!!!!Obrigado!!!!

Data: 11/06/2017 - 11:10:59 Hs.
Nome: jose
Região: rio de janeiro

Mensagem/Comentário:
Gostei muito ficam na paz.



Data: 12/12/2016 - 20:07:39 Hs.

Marcos comentou:
Muito legal hoje estava horando e lendo a Bíblia em Jeremias 48.40 e não entendi a explicação do texto bíblico uma benção a explicação sobre o Rei Moabe .



Data: 09/11/2016 - 02:56:00 Hs.

DEBORA comentou:
Parabéns por dedicar-se a entender e ensinar a Palavra. Foi uma bela lição pra minha vida. Creio que um recado direto do Senhor em um momento difícil pelo qual estou atravessando. Deus sempre nos preenchendo com sua Palavra. Aleluia!!



Data: 31/10/2016 - 20:11:53 Hs.

Maria do Carmo comentou:
Diariamente faço um estudo bíblico com meu marido em nossa casa; e hoje, o estudo foi justamente no cap. 48.11 livro do profeta Jeremias - cujo conteúdo , procurei explicação nesse "site", o qual me deixou bem claro o texto. Noutras palavras quero dizer que estou bastante satisfeita.
Muito agradecida,



Data: 23/08/2016 - 00:34:49 Hs.

Bruna comentou:
Muito obrigada, isso me edifica muito! Recentemente estou estudando o livro de Jeremias, e seus estudos bíblicos me ajudam muito. Fique na santa paz de Cristo!



Data: 12/07/2016 - 20:26:16 Hs.

ana maria comentou:
venho através desta palavra receber do Senhor o despertamento para o crescimento na sua obra ser fiel ao meu Deus . OBRIGADO!




Data: 22/06/2016 - 08:20:24 Hs.

reginaldocaetanodeoliveira comentou:
A PAZ DO SENHOR pastor muito obrigado pelo estudo ,me ajudou muito estava presizando para prepara uma pregaçao,



Data: 19/06/2016 - 16:57:41 Hs.

Protetora Pati comentou:
Amei a explicação!



Data: 02/02/2016 - 17:16:01 Hs.

Eva maria comentou:
A paz do senhor hoje orando a Deus pede a ele uma diresao abre a biblia e saiu a palavra jeremias 48 nao entende entao fui buscar nos estudos e achei a resposta nesta pagina abencoada que jesus comtinui te iluninando senpre




Data: 15/01/2016 - 14:30:44 Hs.

jessica comentou:
Muito bom graças a Deus...




Data: 29/09/2015 - 20:36:02 Hs.

Roberto Carlos comentou:
Graça e Paz da parte do Salvador Jesus Cristo!!!
Deparei-me com o seu COMENTÁRIO Pr Walter Vaccaro através de um ESTUDO que estou fazendo sobre AS JORNADAS DOS ISRAELITAS NO DESERTO. Fiquei muito GRATO a Deus pelo PRESENTE que Ele me deu. O seu COMENTÁRIO surgiu como uma PÉROLA para mim. Que Deus CONTINUE a lhe ABENÇOAR, a fim de trazer / publicar outros TEXTOS da Bíblia que EDIFIQUEM a vida espiritual dos santos. AMÉM!!! Shalom ADONAI.



Data: 29/09/2015 - 20:29:06 Hs.

Roberto Carlos comentou:
Graça e Paz da parte do Salvador Jesus Cristo!!!
Deparei-me com o seu COMENTÁRIO Pr Walter Vaccaro através de um ESTUDO que estou fazendo sobre AS JORNADAS DOS ISRAELITAS NO DESERTO. Fiquei muito GRATO a Deus pelo PRESENTE que



Data: 23/08/2015 - 01:28:39 Hs.

Pedro Vicente Simoes comentou:
Estava com bastante dúvidas sobre esse texto, principalmente o verso 12, que em uma tradução usa a palavra transfegador. Buscando no Google encontrei esse site , foi muito útil.



Data: 04/06/2015 - 20:53:15 Hs.

Simone comentou:
Num dia de oração na madrugada, perguntei a Deus o porquê de tanto sofrimentos e provas que estou passando já há tempos. Ele me respondeu na palavra em Jeremias 48 e me disse medite sempre que ler Moabe, no lugar use seu nome. E assim eu fiz. Estava meditando hoje novamente e percebi que nunca fui responsável o suficiente com o meu chamada, que se deu aos meus 27 anos, hoje tenho 48. \"Maldito aquele que fizer a obra de Deus relaxadamente...\" Entendi.... como entendi, meu Deus! Mas, depois me deparei com as \"fezes do seu vinho\", então busquei ajuda e encontrei providencialmente este site, justamente Jeremias 48. Explicação fantástica Pastor. Satisfatória. Deus é surpreendente. Aprendi, depois de muito sofrer, entregar o leme do meu barquinho pra ELE, e olhe que tenho testemunhos mirabolantes do que ESSE DEUS vivo e poderoso tem feito na minha vida. A paz a todos os irmãos e irmãs.



Data: 26/05/2015 - 16:10:37 Hs.

Eu comentou:
Muito bem!!!



Data: 23/05/2015 - 04:13:12 Hs.

Mariana comentou:
Parabéns ótimo texto...



Data: 21/02/2015 - 23:00:44 Hs.

Pr. Walter comentou:
Para: Eva.
É verdade que os sofrimentos leva as pessoas a se aproximarem de Deus, mas normalmente o sofrimento vem quando a pessoa se distancia.
A militância em pról da verdade pode trazer algum tipo de sofrimento (Lembremo-nos dos apóstolos de Jesus) e outros tantos, mas nesses casos, a graça sobrepuja o sofrimento e o crente cumpre o seu ministério radiante de felicidade.
Deus criou o homem (e a mulher) em um paraíso, o que nos mostra que a intenção de Deus é que sejamos felizes, bastando para isso seguir a trilha que O Senhor nos propôs.
A Bíblia nos mostra o caminho, principalmente nos textos do "Sermão da Montanha". Basta viver esses conselhos no exercício da fé bíblica.
A fé bíblica, consiste em "Crer que Deus existe" e que Ele é "galardoador". O resto é superstição religiosa.




Data: 18/02/2015 - 17:57:19 Hs.

ray alves comentou:
jesus preucura profetas como jeremias cade vc q è profeta



Data: 14/02/2015 - 12:24:49 Hs.

Bruna comentou:
Bastante explicativo e edificante. Deus abençoe!



Data: 03/02/2015 - 19:40:43 Hs.

Eva comentou:
Deus me fez entender que crescemos nos fortificamos através dos sofrimentos e que temos que buscar fazer sempre a Sua vontade, porque é sempre a melhor. Deus abençoe.



Data: 25/01/2015 - 12:18:13 Hs.

Pr. Walter comentou:
Para: NORMILDA.
No caso de você voltar a esta página, gostaria que nos dissesse o que Deus a fez entender através deste estudo.
Desde já, obrigado e fique com Deus.




Data: 06/01/2015 - 09:50:58 Hs.

NORMILDA comentou:
ATRAVEZ DA SUA ILUMINAÇÃO DEUS ME FEZ ENTENDER ALGO. QUE DEUS O ABENÇOE!



Data: 27/03/2014 - 09:36:32 Hs.

bossan comentou:
Muito edificante....Deus abençoe



Data: 04/09/2013 - 23:15:13 Hs.

Pr. Walter Vaccaro comentou:
Deixe o seu comentário.
Se por algum motivo você não quiser se identificar, pode usar um pseudônimo (apelido).
Participe.


setacima

T
o
p
o
setacima

T
o
p
o
X = Fechar


     Com sua licença!
     É muito importante a sua opinião sobre este trabalho.
     Após concluir sua leitura, deixe suas observações no formulário abaixo. Leva só dois minutos.

CONVITE:
     Deixe um endereço de email, o qual estará protegido, e receba uma vez por mês informações sobre novos estudos e cursos bíblicos que serão publicados aqui. Poderá descadastrar-se quando quiser.
     Não custa nada. Isto nos orienta a oferecer conteúdo cada vez melhor. Participe, e tenha uma boa leitura.

X = Fechar