transparente
x
Prolector


A BÍBLIA EXPLICA:
Por ser a Bíblia Sagrada o livro eleito como a "Infalível Palavra de Deus" por todos os cristãos e até mesmo por algumas correntes não cristãs, a estaremos usando aqui para confirmar os assuntos abordados.
Estaremos usando a versão ACF "Almeida Corrigida Fiel".

x

O Livre arbítrio

(Publicação: 29/10/2017)
Fantoche Você crê que sua vida é assim???
Liberte-se!!!

LIVRE ARBÍTRIO - A EXPRESSÃO

A expressão “livre arbítrio” não existia antes do século IV (quatro), logo, não vamos achá-la, nem na Bíblia e nem em nenhum outro escrito anterior a isso. Supostamente, Agostinho de Hipona criou esse termo em sua obra "De Libero Arbítrio".

Arbítrio vem do latim “arbitrium” que significava “testemunho, arbitramento, arbítrio, vontade”.


O LIVRE ARBÍTRIO e AGOSTINHO

Em sua obra, "De Libero Arbitrio" (O Livre Arbítrio) Agostinho coloca "livre arbítrio" como a vontade livre que decide direcionar-se para o bem, ou seja, o "livre-arbítrio" é a decisão do homem de fazer o bem, de aproximar-se de Deus. A decisão por se afastar de Deus, não vem do "livre-arbítrio", mas de uma vontade escravizada e cativa.

Se o mal lhe é repugnante, então, sua vontade está livre e você está fazendo uso do seu "livre-arbítrio". Do contrário, sua vontade está presa ao mal, e, por isso, você se afastou do seu "livre-arbítrio". Está escravizado. Os poderes que invadiram a sua vida estão tomando as decisões por você.
Este é o pensamento de Agostinho.


SEGUINDO O PENSAMENTO DE AGOSTINHO

Livre arbítrio significa: Poder de decisão livre, sem constrangimentos ou coações exteriores. Juízo livre. É a capacidade de escolha pela vontade humana, pois, o ser humano em si mesmo, é bom e saberá sempre escolher o bem.
1Timóteo 4.
4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
5 Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.

Porém, quando enganado pelo seu próprio ego, portas se abrem para a entrada de espíritos estranhos que roubarão o seu "livre-arbítrio" levando-o a distanciar-se de Deus e à prática de males.


Então ficaria assim: Todas as decisões que um ser humano toma na sua vida, se for para o bem será pelo seu "livre arbítrio" e se for para o mal será por "alienação" ou "coação". Em ambos os casos a responsabilidade é do ser humano, que cedeu espaço para o mal. Por isso, segundo as escrituras, todo ser humano passará por um julgamento cujo critério de juízo será pelos seus atos cometidos.


SEGUINDO A DOUTRINA DA BÍBLIA

Mesmo não havendo na Bíblia a palavra “Livre Arbítrio”, há sinônimos como “escolha”, “querer”, que podem ser traduzidas por “arbitrar”. A expressão “livre arbítrio” também fica “subentendida” no sujeito oculto de vários outros textos. Logo, ainda que não haja a expressão há o conceito, a doutrina do que hoje chamamos de livre arbítrio.

Então, a tônica neste estudo é "Arbitrar" que significa: Decidir seguindo a própria consciência = "Livre Arbítrio".


ALGUNS EXEMPLOS BÍBLICOS

Josué 24
15 - Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
... se vos parece mal aos vossos olhos = conforme o seu modo de ver = livre arbítrio.
... escolhei hoje a quem sirvais = Arbitre hoje a quem sirvais = livre arbítrio.
... porem eu e minha casa serviremos ao Senhor = (Nós já arbitramos) = Livre arbítrio.


Isaías 66.3
3 Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações.
... também estes escolhem os seus próprios caminhos - Arbitraram na escolha de seus próprios caminhos = Livre Arbítrio.


Deuteronômio 30.19
19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
... escolhe pois a vida - Neste caso há até testemunhas, que comprovam que a escolha foi mesmo pessoal = Livre arbítrio.


Ezequiel 18
20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
... a alma que pecar – Alguém que arbitrou uma vida de pecados = Livre arbítrio.
... a justiça do justo – Alguém que arbitrou ser justo = Livre arbítrio.
... a impiedade do ímpio – Alguém que arbitrou ser ímpio = Livre arbítrio.


Ezequiel 18
21 Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.
22 De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.
23 Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
... se o ímpio se converter – Note “se” converter, ou seja, ele mesmo se converter, por sua livre e espontânea vontade = Livre arbítrio.
... e guardar todos os meus estatutos - E ele arbitrar em guardar todos os meus estatutos = Livre arbítrio.
... e proceder com retidão e justiça – E ele arbitrar em proceder com retidão e justiça = Livre arbítrio.
... transgressões que cometeu - que ele cometeu voluntariamente ou arbitrou em cometer = Livre arbítrio.

E por aí vai, com milhares de outros exemplos que estão por toda a Bíblia.


TEXTOS COM A EXPRESSÃO "ARBITRAR" SUBENTENDIDA

Deuteronômio 11
32 Tende, pois, cuidado (Arbitre por cuidar) em cumprir todos os estatutos e os juízos, que eu hoje vos proponho.


Deuteronômio 27
10 Portanto obedecerás (Arbitre por obedecer) à voz do SENHOR teu Deus, e cumprirás (Arbitre por cumprir) os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno.
15 Maldito o homem que fizer (Arbitrar por fazer) imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser (Arbitrar por pô-la) em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
16 Maldito aquele que (Arbitrar por) desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.
17 Maldito aquele que (Arbitrar por) remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém.
18 Maldito aquele que fizer (Arbitrar por fazer) que o cego erre de caminho. E todo o povo dirá: Amém.

E por aí iríamos com outros milhares de exemplos que estão por toda a Bíblia.


CONCLUSÃO

A única forma de você ser um pecador é tendo o seu “livre arbítrio”. Pois assim quando você pecar, foi você mesmo que pecou, no uso legítimo do seu livre arbítrio, sem interferências externas.

Se você não tiver o livre arbítrio, você nunca será um pecador e nem um benfeitor. Como responsabilizar você por um ato mal ou bom, se você não tem a capacidade de decidir nada por si mesmo?

Essa doutrina do “não livre arbítrio” talvez seja a maior de todas as Heresias que tem assolado as igrejas de Cristo, pois alem de trazer letargia na alma dos crentes, é ofensiva a Deus, fazendo Dele um deus pecador. Sim, pois se você estava predestinado a cometer um delito, a culpa não seria sua, mas de quem o predestinou. Enfim, Ele seria o mandante.


Se não houvesse o arbítrio, não haveria a culpa, que seria transferida a uma instancia superior, a qual tem o arbítrio. Logo, Jesus não teria morrido na cruz pelos nossos pecados, mas pelos dele próprios, pois, pobres de nós, que alem de não termos o “livre arbítrio”, ou seja, não podermos decidir nada por nós mesmos, ainda fomos predestinados “programados” para fazer coisas tão ruins.

É impossível alguém, em perfeito juízo, crer dessa forma! É insano e é profano.


Predestinação e Livre Arbítrio, entre outros, são assuntos da área da filosofia, cujas correntes, mais confundem do que explicam, criando paradoxos insolúveis. Filósofos, que quiseram ser teólogos, trouxeram para dentro da igreja todas essas heresias.
1Timóteo 6.20
Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência,
Neste texto, Paulo alerta Timóteo quanto as correntes filosóficas da época, que doutrinavam a sociedade de então, principalmente a elite. As correntes filosóficas mais fortes eram a dos "estoicos" e a dos "epicureus" (Atos 17.18), as quais são os alicerces do humanismo de hoje.


PARA O SEU CORAÇÃO:

Salmos 99.9 - Exaltai ao SENHOR nosso Deus e adorai-o(arbitre por adora-lO) no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo.
I Pedro 1.15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede(arbitre ser) vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Apocalipse 22 - 17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

(Seleção e comentários dos textos bíblicos: Pr. Walter Vaccaro).

Buscai no livro do SENHOR, e lede;
Isaías 34.16-a.

Estudos Bíblicos
COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário.

De: (Nome ou Pseudônimo)
Região: (Ex: Curitiba, PR, Brasil)
Email: (Não obrigatório mas desejável - Estará em total sigilo.)
Comentário: (900 caracteres ou 15 linhas)
Data: 21/12/2017 - 12:23:56 Hs.
Nome: Pr Accorsi
Região: Sp

Mensagem/Comentário:
Pr finalmente abri seu site e gostei do que vi vou aproveitar mais depois te minha opinião mas de início gostei muito

Data: 29/10/2017 - 23:03:10 Hs.
Nome: Pastor Walter
Região: Parque São Rafael - São Paulo

Mensagem/Comentário:
Deixe o seu comentário.

setacima

T
o
p
o
setacima

T
o
p
o


     Com sua licença!
     É muito importante a sua opinião sobre este trabalho.
     Após concluir sua leitura, deixe suas observações no formulário abaixo. Leva só dois minutos.

CONVITE:
     Deixe um endereço de email, o qual estará protegido, e receba uma vez por mês informações sobre novos estudos e cursos bíblicos que serão publicados aqui. Poderá descadastrar-se quando quiser.
     Não custa nada. Isto nos orienta a oferecer conteúdo cada vez melhor. Participe, e tenha uma boa leitura.

X = Fechar